Visita à empresa METEC

 

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, visitou a METEC, sedeada em Loures, onde se reuniu com o diretor executivo, Duarte Ferreira, responsável pela empresa especialista na ventilação, filtração e tratamento do ar, fumos e gases, que detém uma experiência reconhecida na conceção e realização de equipamentos e instalações.

Depois de uma visita às instalações, Bernardino Soares começou por explicar que a Câmara de Loures tem vindo a realizar visitas periódicas às empresas do concelho, no sentido de conhecer a realidade e os seus problemas, bem como de encontrar soluções para os mesmos. “Estas visitas permitem-nos ter um conhecimento mais próximo da realidade das empresas,
assim como das suas atividades. Precisamos de equilibrar as áreas da Logística e da Indústria, assim como estar atentos às oportunidades que consideramos importante não só para o nosso desenvolvimento económico, mas também do país”.

Duarte Ferreira fez uma breve apresentação da empresa familiar que, desde a sua criação em 1946, investe continuamente em organização e tecnologia, com o objetivo de elevar o nível de qualidade dos seus produtos. Com o edifício-sede na localidade de Sete Casas, em Loures, e a unidade de produção no Ramalhal, em Torres Vedras, onde produz uma extensa gama de equipamentos – ventiladores de aplicação industrial e semi-industrial, unidades de despoeiramento com limpeza automática por ar ou por
vibração, ciclones, entre outros –, o diretor executivo da Mecano Técnica demonstrou a pretensão de aumentar a unidade industrial em Loures, concentrando todos os serviços no concelho. A operação urbanística prevê a criação de um edifício – unidade a norte –, permitindo a separação física das diversas atividades da empresa. A unidade a sul – edifício já existente – mantém-se inalterado, com a mesma área de implantação (10 000 m2) e volumetria.

“O nosso trabalho aqui é procurar que o setor da Economia, através da Agência de Investimento, Loures Investe, seja o interlocutor privilegiado na área das atividades económicas, ajudando a desbloquear problemas e a encontrar
soluções para as empresas”, salientou o presidente da Autarquia durante o decorrer da visita, referindo ainda o trabalho que o Município tem realizado com diversas embaixadas e câmaras de comércio, através de sessões facilitadoras na área da Internacionalização. Ainda no âmbito da política empresarial no concelho, Bernardino Soares destacou o papel do Ecossistema de Inovação, Loures INOVA, enquanto meio de desenvolvimento de projetos inovadores com mais-valias para as empresas, nas áreas prioritárias da Logística, Agroalimentar e dos Transportes, bem como de formalização de parcerias.

“Temos vindo a acentuar as iniciativas que procuram valorizar as empresas, assinalando a importância das PME Líder e PME Excelência no concelho, através de uma
cerimónia que permite um contacto de proximidade com os empresários. Procuramos ainda distinguir as empresas do concelho através da atribuição do Galardão de Mérito Empresarial, que visa distinguir as empresas pela qualidade do seu trabalho”, concluiu o autarca.

 

Mais de meio século de história

Fundada em 1946, a METEC detém uma experiência reconhecida na conceção e realização de equipamentos e sistemas. Estando presente nas áreas de Projeto, Conceção, Fabrico, Montagem e Manutenção, apresenta para cada problema a solução técnica melhor adaptada. Desde a sua criação, a Mecano Técnica investe continuamente em organização e tecnologia, com o objetivo de elevar o nível de qualidade dos seus produtos.

A empresa tem na sua atividade a
criação de sistemas de “extração na fonte” para a indústria, através de braços articulados de extração; unidades móveis e fixas de filtração por via mecânica ou eletrostática; e equipamento auxiliar de controle e poupança de energia. Soluções industriais, tais como ventiladores, conduta têxtil, e extração de laboratórios; AVAC, através de difusores, grelhas e bocas de ventilação; e de hotelaria, das quais as hottes de extração para cozinhas, tetos ventilados e a filtração de odores são exemplo, são alguns dos serviços fornecidos pela METEC aos seus clientes.

Na posse da família Ferreira desde 1980, a METEC conta, atualmente, com 23 postos de trabalho,
distribuídos por três locais: serviços técnicos e comerciais, em Sete Casas (Loures); fábrica, no Ramalhal (Torres Vedras); e delegação norte, em Vila Nova de Gaia (Porto). Conta ainda com a formação e experiência de uma equipa técnica especializada, que cobre as fases de Projeto, Construção, Implementação e Manutenção. Na sede, em Loures, a empresa é composta por 15 trabalhadores e dispõe de um armazém, espaço de showroom e uma área de serviços administrativos.

Indústria alimentar, automóvel, cerâmica, cimenteira, farmacêutica, fundição, papel, química, metalomecânica, têxtil,
tintas e de tratamentos de superfície, são alguns dos setores para os quais a Mecano Técnica trabalha e que muito contribuem para a área da internacionalização, cuja exportação para a Europa e África corresponde já a mais de 30% do volume de negócios da empresa. Em 2017, a METEC teve uma faturação de quase cinco milhões de euros.

 


Notícia publicada pelo Municipio de Loures






Ajude a divulgar!
Partilhe esta notícia no


Ou dê o seu like!