Sessão solene de celebração do VII Aniversário do CIJVS

Para celebrar o sétimo aniversário do Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), realizou-se este domingo, dia 26, pelas 16 horas, uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) congratulou Martinho Vicente Rodrigues, Diretor do CIJVS pela forma como tem conduzido o Centro, com mais de uma centena de Assembleias de Investigadores organizadas. O Presidente adiantou que o CIJVS vai lançar o livro “A História de Santarém” em dezembro de 2019, por ocasião do 150º aniversário de elevação de Santarém a Cidade.

A cerimónia começou com um momento musical interpretado por Ricardo Gama, Professor do Conservatório de Música de Santarém, à guitarra portuguesa, com os temas:
“Despertar”, de Carlos Paredes e “A Mátria”, música dedicada ao CIJVS, de Ricardo Gama.

Martinho Vicente Rodrigues, falou do CIJVS desde a sua criação em 2009 até 2019, destacando todo o trabalho académico desenvolvido e a expansão do número de investigadores e da área geográfica onde se encontram.

A apresentação da oitava edição da Revista Mátria esteve a cargo de Manuela Bento Fialho, Juíza Desembargadora.

Maria Moreno Damas Lopes, Membro do CIJVS, apresentou a comunicação “Aspetos da Investigação em Análise, Arquivos Distritais”. Seguiu-se a intervenção do Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, que apresentou o "O Estudo da História Eclesiástica e da Liturgia na Academia Litúrgica Pontifícia de
Coimbra”.

Nesta cerimonia foram distinguidos: Andreia da Silva Almeida, pelo estudo “Saúde e Educação no Estado Novo de Salazar – Os serviços e as estruturas de saúde dependentes do Ministério da Instrução Pública / Ministério da Educação Nacional” e André Santos Campos, pela sua investigação “Eis o belo de que vimos – A noção de Kaloc (καλός) na Odisseia”.

Veja a Galeria de Imagens


Notícia publicada pelo Municipio de Santarém






Ajude a divulgar!
Partilhe esta notícia no


Ou dê o seu like!