Projeto Ler ‘Arte: cinema comentado na Biblioteca Ary dos Santos

 

Filme candidato ao Oscar de Melhor Filme Internacional e vencedor de inúmeros prémios, entre eles o Leopardo de Ouro e Leopardo de Melhor Interpretação Feminina para a protagonista que dá nome ao filme, no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça.

 

A película aborda a história de vida de uma cabo-verdiana de 55 anos que chega a Portugal três dias depois do funeral do marido, após uma espera de 25 anos.

 

O realizador Pedro Costa e o produtor Abel Chaves estiveram à conversa com os presentes, numa conversa muito participada em que o realizador explicou que a partir de determinada altura da sua carreira percebeu que não queria trabalhar com atores. A partir do seu filme Casa de Lava (1994), filmado na href="http://www.municipiosefreguesias.pt/freguesia/3084/Ilha">Ilha do Fogo, em Cabo Verde e de regresso a Portugal, trouxe presentes e cartas enviados para os familiares, imigrantes em Portugal. Assim, teve contacto com as gentes residentes no Bairro da Fontaínhas, na Amadora, facto que mudaria a sua forma de fazer cinema.

 

 


Notícia publicada pelo Municipio de Loures






Ajude a divulgar!
Partilhe esta notícia no


Ou dê o seu like!