“Pedalar dá mais Vida”, na Ciclovia da Lezíria

Foi hoje inaugurada a primeira ciclovia de um projeto integrado de sustentabilidade ambiental que o Município de Castro Marim promove agora como Triângulo Verde - Vila Real de St. António – Praia Verde. A Ciclovia da Lezíria, assim foi hoje batizado o primeiro troço, fazendo jus à designação histórica da Ilha da Lezíria, que só passou a ter ligação direta à linha litoral depois da construção da Ponte da Lezíria, há 125 anos atrás.

 

Localizada na E.N. 122, a Ciclovia da Lezíria liga agora a vila de Castro
Marim
a Vila Real de St. António, um percurso de cerca de 3km, que também permite o acesso ao interior da Reserva do Sapal.

A cerimónia contou com as presenças do presidente da CCDR-Algarve, Francisco Serra, do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, do diretor regional do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Castelão Rodrigues, da vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim com os pelouros das Obras Públicas, Desenvolvimento Económico e Alterações Climáticas, Filomena Sintra, do restante executivo autárquico, do fundador e presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, José Manuel Caetano, e de um dos grandes nomes do ciclismo português, Ricardo Mestre, um castromarinense vencedor da
Volta a Portugal e que deu agora a assinatura à Ciclovia da Lezíria - “Pedalar dá mais Vida” -, um apelo à saúde, ao ambiente e à mobilidade sustentável.

“Finalmente podemos fazer este trajeto em segurança, apreciando o património ambiental invejável. Estamos perante uma infraestrutura que respeita e promove os valores ambientais, respeita e promove a história da ligação entre estes dois povos, respeita e promove o turismo e o dinamismo económico destas localidades, respeita e promove a saúde de cada um de nós e, no fundo, a autoestima dos castromarinenses e vila-realenses”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, acrescentando que, além da ciclovia que ligará Castro Marim à Praia Verde, obra que deverá avançar brevemente, tem ainda o sonho de ver ligada a sede concelho ao href="http://www.municipiosefreguesias.pt/freguesia/228/Monte">Monte Francisco, à Junqueira, à sede da Reserva Natural, “sonho que se estende a Ayamonte, através da Ponte Internacional do Guadiana”.

A Ciclovia da Lezíria é uma obra enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, no âmbito do plano de ação PADRE, aprovado para o Baixo Guadiana na operação READY, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER.

A próxima infraestrutura ciclável de Castro Marim até à Praia Verde é uma empreitada estimada em cerca de 850.000,00+IVA, enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, cofinanciada a 50% pelo FEDER, no âmbito do PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável). A obra será ainda objeto de candidatura ao Empréstimo Quadro do BEI.

Localizada na EN
125-6, a via de acesso à freguesia de Altura e ao IC27, deverá ter uma extensão de cerca de 5km e a sua criação está integrada num projeto de valorização da rodovia, nomeadamente no alargamento e repavimentação e na melhoria da drenagem.

A ciclovia que fechará o circuito do triângulo verde, Vila Real de St. António – Praia Verde, será um troço da Ecovia do Litoral e do EuroVelo, promovida pela CCDR – Algarve e pela AMAL. 

Depois do descerramento da placa inaugural, o público presente e várias associações dos concelhos de Castro Marim e Vila Real de St. António juntaram-se para estrear a Ciclovia da
Lezíria numa volta de bicicleta, a primeira de muitas desta obra tão idealizada por todos e que reduzirá os movimentos pendulares por carro entre as duas sedes de concelho. Reforçou-se hoje a ligação destes dois concelhos, num percurso altamente aprazível, plano e que é uma varanda para a Reserva Natural do Sapal. No percurso encontrará também 2 esculturas de Carlos Correia, inspiradas no desporto e criadas para o momento.

 

Mais imagens sobre esta notícia:  href="https://cm-castromarim.pt/site/sites/cm-castromarim.pt/files/noticias/galeria/ricardo_mestre_-_ciclovia_da_leziria.jpg" title=" " class="colorbox" data-colorbox-gallery="gallery-node-6384-AXE5btEwdqs" data-cbox-img-attrs="{"title": "", "alt": ""}">
Notícia publicada pelo Municipio de Castro Marim






Ajude a divulgar!
Partilhe esta notícia no


Ou dê o seu like!