Câmara de Baião promove ações de educação ambiental para comemorar o Dia Mundial da Abelha

As Nações Unidas declararam o dia 20 de maio como o Dia Mundial da Abelha, com o objetivo de proteger estes insetos que são agentes de polinização, assim como as borboletas, os morcegos e o beija-flor.

O Município de Baião preparou uma série de atividades, designadas “Abelha Baya”, ao longo da semana, destinadas às 326 crianças da educação pré-escolar (rede pública e solidária) e aos 448 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com vista a promover a educação ambiental no âmbito de uma ecologia integral, e cujos objetivos passam por proteger os insetos e animais polinizadores, fomentar o conhecimento sobre a apicultura e aprender a respeitar o meio ambiente enquanto casa comum.

As atividades consistiram na distribuição de árvores pelos grupos de educação pré-escolar (rede pública e solidária) e pelas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para
que os alunos com auxílio dos seus professores possam decorar com elementos alusivos à temática em apreço. Os alunos desta faixa etária tiveram ainda encontros com o escritor e apicultor, Paulo Santos.

davsdr href="https://www.cm-baiao.pt/2022/05/20/camara-de-baiao-promove-acoes-de-educacao-ambiental-para-comemorar-o-dia-mundial-da-abelha/dav-7/">davdavdavsdrdav

A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Baião, Anabela Cardoso, acompanhou algumas destas atividades, tendo-se deslocado a escolas do concelho.

As abelhas e outros agentes de polinização são fundamentais para o funcionamento
de plantações de alimentos, plantas silvestres e ecossistemas, uma vez que quase 90% das espécies de flores silvestres dependem dos polinizadores, assim como 75% das plantações de alimentos.

Esta efeméride tem como foco principal despertar consciências para a dependência da Humanidade relativamente a estes insetos e animais polinizadores e à necessidade da sua conservação, uma vez que se encontram cada vez mais ameaçados pela ação do Homem.

davsdrburst href="https://www.cm-baiao.pt/2022/05/20/camara-de-baiao-promove-acoes-de-educacao-ambiental-para-comemorar-o-dia-mundial-da-abelha/sdr-5/">sdr href="https://www.cm-baiao.pt/2022/05/20/camara-de-baiao-promove-acoes-de-educacao-ambiental-para-comemorar-o-dia-mundial-da-abelha/dav-12/">davdavsdrsdr
Notícia publicada pelo Municipio de Baião






Ajude a divulgar!
Partilhe esta notícia no


Ou dê o seu like!