O Reverendo Padre Fernando Martins é uma figura de referência, com inegável impressiva obra social, cultural e evangélica. O Prior chegou há 43 anos a Oeiras, tendo-se, então, deparado com uma realidade bem distinta da atual. Havia, na época, neste espaço graves manchas de pobreza e desigualdade. Pessoas carenciadas, com pouco ou nenhum apoio exterior, longe dos níveis de desenvolvimento que, felizmente, se vieram a conseguir para este concelho.Fernando Martins foi um dos homens que se evidenciaram na...
VER ARTIGO COMPLETO...
O Reverendo Padre Fernando Martins é uma figura de referência, com inegável impressiva obra social, cultural e evangélica.
O Prior chegou há 43 anos a Oeiras, tendo-se, então, deparado com uma realidade bem distinta da atual. Havia, na época, neste espaço graves manchas de pobreza e desigualdade. Pessoas carenciadas, com pouco ou nenhum apoio exterior, longe dos níveis de desenvolvimento que, felizmente, se vieram a conseguir para este concelho.
Fernando Martins foi um dos homens que se evidenciaram na construção de uma existência coletiva melhor. É a ele que se deve, em muito, a construção do Centro Social e Paroquial de Oeiras. Foi também quem se empenhou a fundo nas obras de restauro da Igreja Matriz de Oeiras, assim como na criação do respetivo núcleo museológico, valorizando o espaço e conferindo-lhe a justa dignidade.
À obra material, há que acrescentar a obra espiritual. As múltiplas atividades que se desenvolvem
na Igreja de Oeiras, também fruto do espírito de iniciativa e capacidade de trabalho que caracteriza o seu Pároco, são a verdadeira riqueza
Pela sua dedicação pelos oeirenses, sobretudo os mais necessitados, o Reverendo Padre recebeu, em 2004, a Medalha de Mérito Municipal e em sua homenagem foi erigida uma estátua, frente à Igreja Matriz de Oeiras, a primeira estátua em espaço público do concelho a um membro da Igreja.
Notícia publicada pelo
Municipio de Oeiras